Saúde

UBS Balsa está sem atendimento às tardes

Férias de um recepcionista e saída de enfermeira por licença-saúde são apontadas como causa do fechamento; moradores realizaram protesto nesta quarta-feira

Moradores da Balsa fizeram um ato em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade na noite desta quarta-feira. O problema apontado é a falta de profissionais, como pediatras e ginecologistas, além do funcionamento em horário reduzido do posto. No local, os atendimentos estão sendo feitos somente durante o período da manhã, e com distribuição de senha, segundo os moradores.

Durante a visita da reportagem na tarde desta quarta-feira, o posto estava fechado. De acordo com o presidente da Associação Comunitária de Moradores da Balsa, João Paulo Pinho, a situação ocorre desde novembro, inclusive com a falta de profissionais. Na parede do local papéis informam que a unidade está sem pediatra e que o dentista está em férias. "É um absurdo um posto desse ficar fechado", afirma, lembrando o fato da unidade ter sido requalificada e reentregue em fevereiro do ano passado. Os serviços, ao custo de R$ 25 mil, contemplaram instalações hidráulicas e elétricas, pintura, recuperação do telhado e possibilitaram a retomada do serviço odontológico no local. Segundo Pinho, já foram realizados diversos contatos com a prefeitura, que atribui a situação à falta de médicos na rede municipal de saúde.

Moradora do bairro, Paula Silva, de 39 anos, conta que a situação vem piorando ao longo dos anos, mas chegou a um ponto crítico."É um absurdo, não tem ninguém nem para medir a pressão", desabafa. Conforme relata, os únicos atendimentos realizados na Unidade são feitos no período da manhã, com a distribuição de seis fichas diárias para consultas com um clínico geral e quatro para o dentista. "A gente tem que ir de madrugada para pegar", diz. Mãe de três filhos, ela conta que precisa se descolar para outras unidades em busca de atendimento com um pediatra, após a profissional que atendia na unidade ter se aposentado. O mesmo procedimento também é seguido para a mulher ser atendida por um ginecologista pois, segundo ela, há dois anos a UBS do bairro não conta com esse profissional. O problema também é apontado por Andreia Moraes, de 34 anos, que cita o exemplo da cunhada, que precisou realizar o processo de pré-natal na Unidade básica do Pestano. "É um transtorno, a gente não tem condições pra ficar indo até outros locais", pontua. Entre as dificuldades, também está a negativa de atendimento em outros postos.

Andressa Paes procurou a unidade para pegar medicamentos para o tratamento de um problema nos ovários, mas ficou surpresa ao encontrar o posto de saúde sem atendimento. "É uma vergonha", critica. Ela conta que já tinha procurado a UBS de seu bairro, o Fátima, mas foi informada de que não havia medicamentos no local e aconselhada a procurar o posto da Balsa. "Agora não sei para onde vou".

Solução em até um mês

Conforme a diretora de Atenção Primária do município, Sabrina Lima, há duas causas para a interrupção dos atendimentos na Unidade durante o período da tarde: as férias do recepcionista que atua no local e a saída de uma enfermeira por licença-saúde. "A situação deve ser resolvida em até um mês", garante a gerente, por meio de um remanejamento entre profissionais. Em relação à ausência de pediatras e ginecologistas, Sabrina afirma que, caso necessário, o clínico geral da unidade realiza o encaminhamento, via sistema, para consulta com profissionais especializados. "A quantidade de profissionais está de acordo com a legislação", garante.
Em relação ao atendimento odontológico, a gerente aponta como suficiente a presença de um dentista na unidade, pois cumpre a demanda da região. No entanto, ela reconhece que há um déficit de médicos na rede municipal, que, deve ser reduzido com a alocação de residentes a partir do Programa de Residência de Medicina da Família e Comunidade, instituído a partir de Lei municipal sancionada em novembro do ano passado pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Conselheiros tutelares tomam posse em Pelotas Anterior

Conselheiros tutelares tomam posse em Pelotas

Sanep inaugura novos locais para descarte de óleo saturado Próximo

Sanep inaugura novos locais para descarte de óleo saturado

Deixe seu comentário